Macedo lembra ainda que o Código Brasileiro de Trânsito estabelece que o motorista deve se certificar das boas condições dos equipamentos obrigatórios e verificar se há combustível suficiente para chegar a seu destino. Portanto, qualquer problema desse tipo pode resultar em multa.
Durante o percurso, o motorista deve estar preparado para condições adversas, o que inclui ascondições da pista, que mudam de acordo com variações meteorológicas e de tráfego. E não precisamos nem falar sobre o respeito ao limite de velocidade e ao teste nos freios, certo?
Para espantar o cansaço, é recomendável fazer paradas a cada quatro horas, se o automóvel tiver apenas adultos, ou a cada duas, se houver crianças. Uma boa noite de sono antes da viagem e a hidratação constante do motorista durante o trajeto, em virtude do calor intenso nesta época do ano, também são essenciais.
Outras recomendações da Polícia Rodoviária são evitar objetos soltos dentro do veículo, já que eles podem ter o peso aumentado em casos de colisão, usar cinto de segurança sempre e não ingerir álcool em nenhuma hipótese.